Thursday, December 7, 2006

Plano do projecto...e música "à séria"!

1. O projecto “A música: do primeiro ao último compasso” irá, como qualquer outro trabalho, iniciar-se com uma introdução onde se explicita o motivo da escolha deste tema como base para a disciplina de Área de projecto dos alunos intervenientes, assim como uma pequena reflexão sobre a música em geral.

2. De seguida serão apresentados os objectivos gerais do trabalho, que pretendem dar a conhecer o intuito do projecto, ou seja, a sua função como representação de um ano de trabalho científico, assim como um esquema de apresentação do próprio
trabalho.

3. É impossível querer analisar a música pormenorizadamente este tema, sem se conhecer o mínimo e o básico de música. Deste modo, o projecto terá uma área reservada ás bases e aspectos gerais da música, onde se espera: reunir uma colectânea de definições de música, dar a conhecer a história da música, analisar os ramos específicos da música, representar um esquema de leitura musical (ou seja, dar a conhecer o “como se lê música”), assim como, por fim, reunir um conjunto de vocábulos direccionados a esta arte.

4. De seguida, iremos passar ao estudo da influência da música através de várias ciências como a biologia, a psicologia, a sociologia, a física e a matemática, assim como estudá-la através de várias componentes como a literatura e a medicina.

5. A nível biológico, partiremos da reunião de alguns conceitos científicos que poderão ser importantes para o conhecimento da música, para assim analisar experiências feitas para reconhecer a influência da música num ser humano ainda não completamente socializado primariamente, como um recém-nascido. De seguida iremos realizar entrevistas a mães recentes com o tema: “Como a música influenciou a relação mãe-feto, e funcionou como ‘terapia’ em toda a gravidez e afectividade com o filho”. Posteriormente, iremos entrevistar a professora Rita Mendes Pinto, para tentar perceber se existe alguma relação entre o nosso genótipo e as nossas preferências musicais, assim como tentar perceber se as nossas potencialidades musicais podem (ou não) estar predefinidas no nosso genoma.

6. A nível psicológico, o projecto irá conter uma pesquisa sobre casos especiais e registos de desvios comportamentais do forro psicológico, devido a influências musicais. De seguida, o trabalho irá também abordar através de diversas entrevistas realizadas a alunos da nossa escola e estudantes de música, se a arte de ouvir e concretizar música influencia as suas vidas escolares. Mais tarde será apresentada a resposta científica, através de explicações da professora Rita Mendes Pinto.

7. A sociologia irá permitir-nos um estudo sobre os variados estilos musicais e um estudo sobre a música e as diversas faixas etárias (através de “pesquisas de campo”, nomeadamente em creches, escolas e lares). De seguida, o projecto vai conter diversas entrevistas com a pergunta: “qual é o teu género musical preferido?”, onde seguidamente se procederá à tentativa de percepção da influência da música no nosso perfil na sociedade.
Para além disso, o trabalho irá abordar a interacção entre a música e outras artes (com entrevistas a um pintor e a uma dançarina), juntamente com um estudo sobre a forma como a música exprime diversas crenças religiosas.

8. O estudo da música estaria incompleto se não fosse feito um estudo físico, através de um trabalho teórico sobre ondas sonoras, juntamente com a elaboração de experiências práticas:
-“Como descobrir a direcção do som”;
-“Como a direcção do som pode confundir”;
-“A capacidade que uma amostra tem de reconhecer tonalidades maiores e menores em músicas, mesmo sem ter nenhum tipo de formação musical”

9. Seguidamente, o projecto irá elevar o seu conteúdo através da matemática, onde tentará perceber a sua interacção com a música. Para além disso, o trabalho irá abordar o pensamento e crenças matemáticas de diversos génios da música, como é o caso de Beethoven (fenómenos de numerologia), entre outros.

10. De seguida, o trabalho irá abordar uma componente indispensável, a medicina, que irá precisamente guiar o estudo de casos específicos de como a música pode ajudar alguns doentes (como os doentes mentais, os autistas, etc.), resultando como terapia. Posteriormente, o projecto irá remeter ao estudo da musicoterapia, onde uma psicopedagoga irá explicar como a música pode ajudar na reabilitação de um doente.

11. A literatura será o último dos componentes no estudo da música, através do qual será analisado um “best-seller” baseado em princípios musicais, a história de um musical, a história de uma ópera, e o estudo específico da interacção entre a música e a literatura poética portuguesa.

12. O projecto irá acabar, como se seria de esperar, com uma conclusão, onde serão expressas as conclusões retiradas sobre o trabalho em geral, juntamente com uma discussão sobre a produtividade do projecto.

13. É de salientar que o plano do projecto não é imutável, ou seja, poderá ser alterado ao longo do ano (nada será retirado, só acrescentado).

Realizado em Outubro/2006

Música: "After all there was another"-David Fonseca (adaptado de Mónica Sintra)